domingo, 13 de novembro de 2011

Salão de beleza-como ter?

Apresentação

Para alguns, eles são considerados supérfluos, para outros, eles são imprescindíveis à manutenção da auto-estima. Os salões de beleza são considerados por esse último time, como um templo onde se operam verdadeiros milagres, funcionam como verdadeiras fábricas de beleza, onde o "processo produtivo" pode envolver desde a lavagem, corte, ondulação, penteado e tintura dos cabelos até outras operações de cuidado e arranjo dos mesmos. As ferramentas são os mais diversos materiais e técnicas, que adequadamente empregados embelezam a clientela de acordo com a moda e as exigências dos clientes

Mercado 

O mercado não é muito concorrido. A clientela geralmente é fixa e só procura a concorrência caso os serviços não sejam satisfatórios. Pode acontecer que o cliente prefira os serviços de corte de cabelo em um salão, manicure em outro e pedicure em outro ainda.

O ideal é que o empreendedor ofereça no seu salão qualidade e bons preços em todos os serviços disponíveis, dessa maneira ele manterá o cliente utilizando sempre o seu salão.

Além disso, este é um ramo muito rentável, sobretudo à medida que o profissional se torna conhecido da clientela.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área de 20 m², que sera suficiente são suficientes para montar um salão pequeno porte. O ponto deve ter instalações elétricas e hidráulicas em boas condições, com um ambiente bem iluminado, paredes e pisos claros e laváveis, é imprescindível transmitir a impressão de limpeza.

Para dar tratamento profissional ao negócio é fundamental oferecer facilidade para estacionar e ter sala de espera - ou ao menos algumas cadeiras - com direito a cafezinho, água e TV ou música ambiente. É o mínimo de conforto a ser ofertado para público de quaisquer classe social.

Equipamentos 

Os equipamentos básicos são:
- Cadeiras e bancadas com espelhos;
- Lavatórios, secadores;
- Equipamentos para manicure, podólogo, depilador.
Havendo disponibilidade financeira, é interessante adquirir outros equipamentos, tais como: Conjuntos para maquiagem, depilação e estética; Mesas e cadeiras para manicure; Aparelhos de TV ; Equipamentos de hidratação; Estufas para esterilização, etc.

Investimento Inicial

O investimento para montar um salão de beleza irá variar conforme o leque de serviços oferecidos, a quantidade de pessoas a serem atendidas simultaneamente e o padrão de conforto das instalações. Este investimento pode variar em torno de R$ 35.000,00.

-Capital de Giro: R$ 10.000,00
-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 25.000,00
-Faturamento bruto mensal previsto: R$ 20.000,00

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

A mão de obra básica de um salão de beleza consiste em: cabeleireiros, manicures e um especialista em depilação. O empreendedor pode cuidar do gerenciamento do salão. É válido lembrar que o constante aperfeiçoamento e treinamento do pessoal é de fundamental importância.

Atendimento

Evitar a evasão da clientela dependerá muito do tratamento dispensado à mesma, pelo proprietário e seus colaboradores. Os maiores riscos estão relacionados à conseqüência de um atendimento inadequado e potencial perda do cliente. Lembramos a importância do relacionamento entre profissional e cliente e a qualidade dos serviços oferecidos.

Começando 

O talento para cortar e pentear cabelos, reconhecido inicialmente pelos amigos e familiares, costuma ser o primeiro sinal de vocação para o ramo.

Características e atribuições do empreendedor

Neste ramo de negócios, o empreendedor atuará além de tudo como um consultor de beleza, orientando e sugerindo a melhor opção e não simplesmente cumprindo as solicitações dos clientes. Muitas vezes, pelo desconhecimento efetivo do resultado final, as pessoas solicitam determinados serviços que o profissional já sabe que não se enquadram com o tipo físico dessas pessoas, então, caberá a ele estabelecer uma boa relação com o cliente para poder esclarecê-lo e evitar um resultado não satisfatório. Um corte de cabelo, um penteado, uma tintura, devem compor um conjunto que agrade o cliente, se enquadre com suas características físicas e que esteja de acordo com os ditames da moda.

O empreendedor deverá ser muito bem informado sobre tendências da moda, novos produtos e tecnologias, além de ter facilidade no relacionamento, ser dinâmico e inovador.

Horário 

Para dar tratamento profissional ao negócio é fundamental trabalhar com hora marcada.

Preços

Os preços a serem cobrados devem estar de acordo com o perfil do público que se pretende atender e também obedecer a localização do estabelecimento.

Material 

Higiene é a palavra-chave. Aliás, é fator do qual não se pode descuidar. É importante estar atento à esterilização dos instrumentos (como tesouras, pentes e alicates), que pode ser feita com o uso de estufa ou por meio de produtos químicos. A boa impressão causada nos clientes é importantíssima para o sucesso do negócio.

Estoque 

A reposição de estoque de produtos utilizados é feita na medida da necessidade. As perdas dos produtos não são consideradas como riscos, pois são relativamente pequenas. Normalmente, os fabricantes enviam representantes ao local para registrar os pedidos mensalmente.

Diferenciando o empreendimento 

O empreendedor poderá destacar-se da concorrência mantendo uma relação justa entre preço-qualidade, instalações agradáveis e cômodas, além de equipamentos, técnicas atualizadas e prestação de serviços diferenciados:

- Atendimento em domicílio. Em caso de festas, casamentos e outros eventos sociais, o empreendedor pode optar por deslocar uma equipe para atendimento em domicílio, visando maior comodidade para os clientes. Hoje, é bastante freqüente a inclusão do chamado "Dia da Noiva". Este serviço inclui todo trabalho de estética que uma noiva procura, desde manicure até massagem, passando por limpeza de pele, penteado, maquiagem e pedicure.

- Em dia com as novidades. O mercado é bastante exigente quanto aos aspectos profissionais. Daí, a necessidade do empreendedor estar sempre buscando atualizar-se, seja no conhecimento de novas tecnologias ou de novas tendências. Por este motivo e, principalmente, em épocas recessivas, os profissionais da área devem utilizar sua criatividade e motivação para manter um público constante aos seus serviços.

- O uso da informática. Atualmente, a "informática" invade os Salões de Cabeleireiros e se orienta o desempenho das atividades dos profissionais da área estética. Há programas específicos onde o cliente pode visualizar como ficará com determinado corte, tintura ou penteado antes mesmo de executá-los. Computadores também auxiliam no gerenciamento de estoque de produtos, folha de pagamento, cadastro de clientes, etc..
No cadastro de clientes o empreendedor pode manter todas as informações específicas dos serviços prestados: última tintura usada (cor, data), corte, produtos utilizados na limpeza de pele , etc. e informações complementares do perfil do cliente: profissão, estilo de roupa, etc.

- Criatividade. Existem salões em que realizam-se exposições de quadros e chegam a mudar a decoração de tempos em tempos, orientado pela opinião da clientela. Esse tipo de estratégia ajuda na conquista da clientela.

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